“Projetos de Vida- Capacitar para a Autonomia”

                  maisparatodos           

                                                                                                                       2015/2016                                 

Objetivo geral

Criar um GAPRIC (Gabinete de apoio a programas incluídos na comunidade) no âmbito do Centro de Recursos Inclusivo da ERID, destinado a jovens e jovens adultos com deficiência, no sentido de promover as suas competências psicossociais e socioprofissionais e os apoiar na construção de um projeto de vida inclusivo.

 

População-alvo

Direta: cerca de 20 jovens e adultos, ao longo de 2 anos. Indireta: cerca de 100 indivíduos (famílias, voluntários, empresas, parceiros)

Parcerias: Instituto Politécnico de Castelo Branco (diversas escolas), Câmara Municipal, Junta de Freguesia, Albigec – Piscinas municipais, Agrupamentos de Escolas, CIJE (Casa da Infância e Juventude), ETEPA (Escola Tecnológica e Profissional Albicastrense), Ecogerminar (Desenvolvimento local, economia solidária e inovação social), Escola de Judo Ana Hormigo, ACICB (Associação Comercial, Industrial e Serviços de Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Vila Velha de Ródão), CPCJ, IEFP, IPDJ.

 

Breve Descrição

Com a criação do GAPRIC  a ERID pretende rentabilizar a sua experiência ao nivel do seu Centro de Recursos Inclusivo (CRI), das parcerias estabelecidas ao longo de 10 anos e do recente projeto de Transição para Vida Adulta desenvolvido com jovens do ensino secundário. Muitos jovens com deficiência, depois de terminada a escolaridade obrigatória, não têm qualquer apoio na definição de um projeto de vida que lhes permita ter uma atividade (remunerada ou não) na comunidade. Propomo-nos assim criar projetos inovadores de inclusão social para esses jovens, oferecendo-lhes oportunidades de desenvolvimento pessoal com apoio em 3 frentes: “Lúdica e Terapêutica” (desporto, terapias, incluindo arte-terapia), “Formativa”(acompanhamento e formação), “Atividades Socialmente Úteis (voluntariado) e Treino Laboral (estágios de contacto)”. A CM atribuiu à ERID novas instalações recentemente o que nos permite avançar com este projeto, apenas precisamos do mobiliário e equipamento que solicitamos.

Inovador

Este projecto implica a implementação de atividades inovadoras no concelho de Castelo Branco. Propomos  ainda o trabalho em rede, intergeracional  e inclusivo, promovendo simultaneamente o desenvolvimento do público-alvo direto e indireto, onde se incluem pessoas em situação de isolamento ou desocupação que podem participar nas atividades e/ou serem voluntários. O impacto social que nos propomos causar é algo que só se torna exequível, com a participação ativa da equipa técnica da ERID e dos parceiros, dos participantes afetos ao projeto e da comunidade em geral. A criação de redes sociais visa incentivar a solidariedade local promovendo a partilha de recursos e optimização dos mesmos através da realização de atividades com foco nos objectivos traçados. A implicação dos jovens na implementação do projeto é um fator que vai além da formação, passa pela apropriação do projeto e sentimento de pertença a um movimento de superação de impedimentos que encontram nos seus percursos de vida.

 

Sustentável

Se os objetivos forem alcançados a sustentabilidade será garantida pela rede criada e o compromisso inter-pares. Os recursos humanos envolvidos na implementação do projeto não foram considerados em termos de donativo solicitado, o que implica, à partida o compromisso da entidade promotora e dos seus parceiros diretos.

O projecto "Mais para Todos" apoiou a Associação ERID em equipamentos audi-visuais, mobiliário, material de ginásio, instrumentos musicais, equipamento de cozinha e uma máquina de costura.

CONTACTOS

 
Tlm: 967416530
Tlf: 272031996

Email geral: aerid.aerid@gmail.com
Email direcção: aerid.dir@gmail.com

SEDE AERID

Novas Instalações: Antiga Escola Primária, Largo do Matadouro, 6000-106 C.B.

LOGIN

REDES SOCIAIS