Quem Somos

A Associação Educar, Reabilitar e Incluir Diferenças (ERID) foi criada na cidade de Castelo Branco em Dezembro de 2004 para responder aos anseios de um grupo de pais de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE's) . Os nossos estatutos foram publicados em D.R.nº199, 3ª série, de 17/10/2005).

Começamos por ser um  Centro de Ocupação de Tempos Livres na Ludoteca da Escola Superior de Educação  com hipoterapia/equitação adaptada na Escola Superior Agrária.Fomos reconhecidos como entidade de utilidade pública, tendo-lhe sido atribuído o estatuto de IPSS a 20 de Maio de 2005 (publicado em D.R.nº237, 2ª série, de 12/12/2006).

A pouco e pouco temos ganho um progressivo conhecimento e reconhecimento por pais de crianças do concelho e de concelhos vizinhos pelo nosso trabalho no âmbito da inclusão e da reabilitação. No início de 2007 foi estabelecida uma parceria com uma associação reconhecida nacional e internacionalmente, a APPT21 (Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21), através do seu Centro de Desenvolvimento Infantil DIFERENÇAS. Como resultado desta parcearia , em Maio desse ano, abrimos ao público o Centro de Desenvolvimento Infantil, que foi denominado “SENTIRES” .

Presentemente, a ERID é constituída por dois Centros:"Centro de Desenvolvimento SENTIRES" e "Centro de Recursos", para além do trabalho realizado nestes dois centros temos ainda desenvolvido planos anuais de formação que incluem formação interna dos técnicos e formação aberta à comunidade, geralmente dando prioridade a pais, educadores, técnicos de saúde e reabilitação, assim como a jovens alunos do ensino superior de áreas de educação, saúde, reabilitação ou simplesmente interessados em trabalhar com crianças/jovens com perturbações do desenvolvimento.

ERID é uma instituição sem fins lucrativos, sendo que as suas fontes de financiamento dependem exclusivamente da cotização de associados, donativos individuais ou de empresas/instituições (ex.: Grupo de Voluntários da empresa Disney em Portugal, em 2006; Grupo de empresas de Proença-a-Nova e respectiva Câmara Municipal em 2009 e Jornal do Fundão em 2010), parcerias com entidades públicas e privadas.

 

  • Centro de Desenvolvimento SENTIRES

    O CENTRO DE Desenvolvimento SENTIRES funciona actualmente na sede da ERID, Antiga Escola Primária, Largo do Matadouro.

    Oferece consultas de:

    • Pediatria do Desenvolvimento - Leonor Salício
    • Serviços de Terapia da Fala - Joana Pinheiro e Ângela Batista
    • Fisioterapia - Tânia Bartolomeu 
    • Psicomotricidade - João Alves 
    • Psicologia- Temporariamente Indisponível 

    Os principais destinatários destes serviços são crianças e jovens com perturbações do desenvolvimento e dificuldades de aprendizagem, assim como as suas famílias. 

    Com a ajuda de uma equipa multidisciplinar, pretende-se estabelecer objectivos realistas, alargar a interacção social, reduzir comportamentos desajustados, melhorar a auto-estima, entre outros. Alguns dos serviços oferecidos encontram-se também disponíveis para adultos.

    Horário de Funcionamento: por marcação diretamente para os contactos da ERID

     

     

  • Centro de Recursos para a Inclusão

    Situado na Antiga Escola Primária, no largo do Matadouro

    Destina-se a crianças a partir dos 6 anos, adolescentes e jovens, oferecendo regularmente um amplo leque de atividades educativas, terapêuticas, lúdicas, desportivas e de reabilitação.

    Crianças e jovens com necessidades educativas especiais:

    *Apoio individualizado no âmbito de competências académicas

    *Expressões artísticas (plástica, música, dança e expressão dramática)

    *Terapias

    *Programas de Transição para a Vida Adulta (TVA) e Transição para a Vida Pós-Escolar (TVPE) em colaboração com as escolas

    Todas as crianças:

    *Apoio ao estudo

    *Campos de Férias e Oficinas de Tempos Livres

    Funcionamento

    >Diário, inscrições em pacote completo com direito a 6 tipos de atividades/terapias ao longo da semana >Inscrições por actividade semanal >Inscrições em actividade sazonal- Campos de Férias ou Oficinas

    Responsável: Ana Filipa Mota- Professora de 1º ciclo do Ensino Básico

                         

    Critérios de Admissão

    Todas as crianças e jovens podem inscrever-se nas atividades do Centro de Recursos da ERID.

    No caso de crianças ou jovens com necessidades educativas especiais (NEE), a ERID dispõe de uma equipa técnica multidisciplinar que analisa caso a caso, as caraterísticas e necessidades de cada criança/jovem, desenhando em colaboração com a família respetiva um plano de intervenção individual. A colaboração e parceria com as escolas faz parte dos objectivos da ERID, pelo que os técnicos podem  deslocar-se à escola para reunir com os educadores e eventualmente aí realizar algumas intervenções com as crianças/jovens.

  • Hipoterapia, Equitação Adaptada e Terapêutica

    As atividades são desenvolvidas no picadeiro da Escola Superior Agrária por uma equipa de técnicos da ERID, especializados nessa área (Professora, Fisioterapeuta, Técnico de Desporto). As sessões são destinadas a crianças a partir dos 4 anos, jovens e adultos.  O acesso pode ser feito através do Centro de Desenvolvimento ou do Centro de Recursos para a Inclusão. Condições especiais para grupos de escolas e entidades parceiras.

  • GAPRIC

    O Gabinete de Apoio a Projetos Incluídos na Comunidade destina-se a jovens com necessidades especiais que acabaram a escolaridade obrigatória e adultos com deficiência ou incapidade que não têm um projeto de vida definido.

    Através da mobilização de redes de apoio comunitário, pretende-se apoiar cada pessoa a construir um projeto de vida inclusivo, desenhado de acordo com as suas aspirações e aptidões. Este processo pode incluir o apoio à inserção profissional, ao desenvolvimento de estilos de vida saudáveis ou o encaminhamento parao desenvolvimento de competências especificas.

    Responsavél : Marta Teixeira  

CONTACTOS

 
Tlm: 967416530
Tlf: 272031996

Email geral: aerid.aerid@gmail.com
Email direcção: aerid.dir@gmail.com

SEDE AERID

Novas Instalações: Antiga Escola Primária, Largo do Matadouro, 6000-106 C.B.

LOGIN

REDES SOCIAIS